quarta-feira, 30 de março de 2016

´Paço da Liberdade


                                                   
Clicar sobre a foto abaixo para aula de campo no Paço da Liberdade em  Educação para o Patrimônio Cultural em 2014.



Veja  O Antigo e Novo de Curitiba        Veja aqui!  Portifolio, material gráfico de Desenhadores de Rua

Veja Aqui por Susan Blum Moura Fotos destacam em detalhes o Paço da Liberdade


No dia 24 de fevereiro de 2016, o Paço Municipal (atual Paço da Liberdade) completou 100 anos. O prédio foi sede da prefeitura e da Câmara de Curitiba por quase cinco décadas. Na semana do aniversário de Curitiba, o projeto Nossa Memória conta a história dessa que é uma das construções mais importantes da cidade. Antes dela, entretanto, outras edificações foram erguidas com a finalidade de sediar o poder municipal.
                              



 Vista de como era  o local antes da construção da edificação "Art  Nouveau", existia o Mercado Municipal, destacando na foto sua fachada e os antigos carroções transporte da época, com certeza trazendo e transportando alimentos.Foto Acervo Paço da Liberdade.

.


O prédio do paço ainda em construção – envolvido pelas paredes do antigo mercado que existia naquele local desde 1874. (Foto: Prefeitura de Curitiba)  o interessante desta foto, a observação da fachada do mercado ainda intacta permanecendo até o termino da construção e posteriormente  colocaram -a  abaixo ( demolida). 







O prédio do Paço Municipal em 1916. No primeiro andar ficava a prefeitura e, no segundo, a Câmara. (Foto: Arthur Wischral/acervo Paulo José da Costa)





Vista aérea da praça Generoso Marques, com o prédio do paço ao centro. (Foto: acervo Cid Destefani)



Cândido Ferreira de Abreu, prefeito de Curitiba que implementou os Melhoramentos. (Foto: Prefeitura de Curitiba)



Cândido de Abreu 


A equipe que compunha a Comissão de Melhoramentos em 1913. (Foto: acervo Cid Destefani)



A população deslumbrada observa uma compressora. (Foto: acervo Cid Destefani)



Avenida João Gualberto, Rua do Colégio Estadual do Paraná com destaque para a “Casa das Ferraduras”, residência de Cândido de Abreu. (Foto: acervo Cid Destefani)




Diagrama da fachada frontal do prédio. Chamam atenção os detalhes “Art Nouveau”.(Foto: acervo “As virtudes do Bem Morar”)


A imagem do Paço se tornou emblemática e, desde a sua fundação, passou a figurar em inúmeros cartões-postais. (Foto: Reprodução da internet)




Veja Mais

Veja site de


Nenhum comentário:

Postar um comentário