Amarrações de sentidos portfólio poderá ser o documento das descobertas. Ele tem essa virtude,pois faz o aluno assumir um posicionamento e buscar aquilo que lhe interessa,bem como o que deveria. Analisando a história de quatro edificações arquitetônicas escolares do inicio do século 20,clicando link exposto para textos comentários e video 1903- (Grupo Escolar Xavier da Silva), 1906( Grupo Escolar Cruz Machado) 1922- Instituto de Educação Professor Erasmo Pilotto, inaugurado em pleno centenário da Independência do Brasil, bem como outra edificação escolar de 1928- (Grupo Escolar D.Pedro II), contendo cinco plantas distribuída pelos outros estados do Brasil. Depois uma edificação de estilo Neo-colonial na década de 40- (Colégio Estadual Lysimaco Ferreira da Costa), também duas arquiteturas escolares acompanhando o progresso de Curitiba, e seu plano piloto, para estruturas dos bairros e centro da capital (Teatro Guaira e Biblioteca Pública), bem como projeto do Centro Cívico, trazem junto arquitetos acompanhando o estilo da modernidade a Curitiba, na década de 1950, surgindo o novo Edifício para o Colégio Estadual do Paraná e o (Colégio Estadual Tiradentes). Grandes escritores, nossa proposição de portfólio pensam no texto e na imagem, como ilustrações. Os textos devem ter a cadência da literatura, da narrativa, contando o projeto a partir do documentário sobre as sete escolas tombadas em Curitiba pela Coordenação do Patrimônio Cultural do Estado do Paraná.também vale apena conferir as Espirais do Tempo. O livro registro dos alunos na escola, com desenhos, fotografias, anotações e textos tematizados foram executados ora individualmente, ora em grupos.Pelo conjunto das turmas do 9ª Ano A, B, C,do Colégio Estadual Gottlieb Mueller,abrindo espaço para as impressões pessoais através de leituras de mapas,registros de fotografias,desenhos e atividade tridimensionais na elaboração de maquetes do próprio estabelecimento e noções de medidas e escala.Tambem perceptivos ao espaço da midia e registros e documentários da Gazeta do Povo. Sobre maquetes e memórias "Pesquisar acervos escolares não é tarefa para amadores. É preciso ter paciência de Jó para enfrentar a resistência de professores – temerosos de sumiços e do que vai ser feito dos seus tesouros reunidos semestre após semestre. O historiador da UFPR Marcus Levy Bencostta, 48 anos, bem o sabe.[...] Primeiro, ele investigou fotos de colégio, verdadeiros rituais na aurora das nossas vidas. Bateu em muita porta e levou corridão. Há uma década foi a vez dos espaços – em especial grupos escolares da Curitiba do final do século 19 a meados do século 20. O trabalho liderado por Marcus já inspirou nada menos do que cinco doutorados e quatro mestrados na área da Educação, um grupo de estudos local e firmou o nome do pesquisador no circuito nacional de memória escolar. Uma das idealizadoras do projeto paranaense é sua ex-aluna Maria Helena Pupo". Em meio a tanto respaldo acadêmico, impossível não prestar atenção numa estratégia irresistível da turma de Marcus – o grupo moldou maquetes das escolas mais antigas da cidade, entre elas, várias desaparecidas ou modificadas, como a Oliveira Bello, a Carvalho, Professor Cleto e a Tiradentes,O efeito sobre o espectador é imediato – quer brincar de escolinha. O resto vem por acréscimo: quer-se entender a mentalidade que se esconde por trás daquelas colunas e brasões. Videos mencionados o qual relacionamos ao professor historiador da UFPR Marcus Levy, "Lugares de Memória"sobre Arte e Narrativa da artista plástica Fayga Ostrovwer, bem como videos que destacam o Colégio Xavier da Silva em documentário pela Arquiteta Elizabeth Amorim, bem como outro documentário vídeo da Gazeta Povo, contando a história do Instituto de Educação do Paraná Erasmo Pilotto e a iniciativa Governamental estadual, para com os cuidados necessários para os bens tombados. O Grupo Escolar D.Pedro II, e o moderno Colégio Estadual do Paraná bem como seus objetos, vitrais, adornos, obras de arte que compõe suas pinacotecas. Outros videos sobre a Cartografia, sobre os satélites, sobre o mapeamento via internet Google Maps e GPS. Detalhes do entorno dos Colégios, destacam na produção artística as praças (Manoel Eufrásio Correia) e a (Praça 19 de Dezembro)(Pracinha do Batel-entorno do antigo Grupo Escolar Cruz Machado),entre outras. Bem como as Escolas Visitadas em loco detalhamento especificados pelos alunos, detalhes da arquitetura, dos objetos, mobiliários e narrativas e as comemorações da comunidade,Através do desenvolvimento e mediação das leituras estéticas enfatizando os bens patrimoniais das escolas levantadas e os processos discursivos e artístico existentes: dos edifícios, mobiliários e o que os objetos ou as suas pinacotecas “querem dizer”. As edificações escolares tombadas e os monumentos do Paraná merecem ser estudados sistematicamente pois são expressões de diferentes décadas, são representações, manifestações políticas e concepções culturais da sociedade paranaense. Conforme cita Giulio Carlo Argan (1992, p.244), tendo em vista uma perspectiva histórica das cidades. [...] os monumentos urbanos tinham razão não apenas comemorativa, mas também didática: comunicavam a história das cidades, mas comunicavam-na em uma perspectiva ideológica, ou seja tendo em vista em desenvolvimento coerente com as premissas dadas. links que contam a historia de cada Colégio mapeado pelos alunos, trazem a memória de outras gerações, e a historia da Cidade.Uma preciosidades,não muito expostas ao publico,pelo motivo de localiza-se na parte interna da edificação,concluída por um artista paranaense Poty lazarroto, um monumental painel que encontra-se no Centro Cívico Palácio Iguaçu sede do Governo do Estado.Outras preciosidades como no Colégio Estadual do Paraná, a obra fundação de Curitiba, do Artista Paranaense Theodoro De Bona, Outra obra que encontra-se no Instituto de Educação Professor Erasmo Pilotto, tratando-se do tema Independência do Brasil, Obra Cópia de Pedro Américo Independência ou Morte, Releitura de Guido Viaro.Estas citações são detalhes, percorridos pelo professor e alunos, também destacam-se outras obras acervos de pinacotecas dos colégios estaduais tombados de Curitiba e por outros do Estado Paraná. Valorizando processualidades Os portfólios, anotações escritas pessoais, bem como em pendrive, registros de fotografias,em CD e toda a história vivida foram avaliados. Como experiência pessoal e cultural, o que os alunos estudaram, o que puderam compreender das relações entre arte cultura e cartografia, entre a história e a produção artística, o que repetiriam novamente e o que descartaram, e como procedeu a interdisciplinaridade. Além de uma boa conversa sobre estes aspectos, também é possível avaliar o envolvimento dos alunos e as proposições pedagógicas. O que você não faria novamente? O que valeria ter tido mais tempo para concretizar? Essa avaliação pode ajudá-lo em novos projetos. Poderemos aqui citar que existe um artigo, cujo qual é titulo deste site, o qual trata da execução e a passagem do PDE 2013,em destaque no portal dia a dia educação,em cadernos,busca produções PDE 2013,Artigo Ronel Corsi Veja Mais Mapeamento e Leituras Estéticas da Memória dos Colégios Estaduais de Curitiba. Também logo abaixo destacamos o link para a Produção Pedagógica, implantada para os alunos do Colégio Estadual Gottlieb Mueller em Curitiba. Grato Professor Ronel Corsi, Professor PDE, Arte 2013,Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Veja mais Produçao Didático Pedagógica implantada no CEGM
TROCA DE IDEIAS
Veja Texto que destaca a Historia Sobre a Associação Irmãos& Mueller
Curiosidade sobre o Patrono Gottlieb Mueller, quem foi ele?
Tem conteúdo no site da escola, sobre sua história?
No inicio do Século 20, proprietários e funcionários da primeira industria metalúrgica do Paraná parecem abrir alas para a passagem de um casal de negros. Chapéu,colete, paletó e gravata eram indispensáveis no figurino masculino da época.
Fig.Cena.de Confraternização entre funcionários e proprietários da Metalurgica Marumby dos Irmãos Mueller.
Fonte: Gazeta do Povo,
Edição Curitiba 309 anos, 2002.
RESPONDA, depois da leitura da imagem acima.
1. Ela é uma imagem atual ou antiga? Por quê?
2. Como são as roupas das pessoas que estão na foto? Faça a descrição do vestuário feminino, masculino e das crianças. Essas roupas se aproximam das roupas que usamos hoje? Você se vestiria assim? Em que ocasião?
3. O que será que estas pessoas fazem aí?
4. Você reconhece o local onde estão as pessoas ? Será de algum edifício de Curitiba? Qual?
A fundição Mueller, que em 1913 adotou a marca Marumby para seus produtos, começou em 1878 como mecânicas e ferraria, fundada pelo empreendedor alemão Gottlieb Mueller no antigo caminho do Assumguy (hoje Rua Mateus Leme).
Com os empregados a indústria se antecipou as leis trabalhistas.Na produção, vendida e exportada em massa, foi múltipla desde modestos ferros de passar a brasa, fogões a lenha e estufas, até peças de mobiliário urbano como postes para a iluminação publica com detalhes e desenhos e relevos caraterísticos da art- noveau.
Desde 1983 até hoje o local onde era a industria funciona o Shopping Mueller, nome dado em homenagem a fabrica dos irmãos Mueller.com detalhes desenhos e relevos característicos
Procurando Respostas,
observação clicar no link abaixo intitulado Paço da Liberdade, encaminhamento para sua pesquisa.
Caros e Caras Respondam em seu cadernos diários,depois de uma rápida pesquisa, anotem observem imagens relacionadas a art noveau.
Se possível imprima e cole imagens em seu diário, relacionado a edificações que trazem características da art-noveau. por exemplo em Curitiba, temos como exemplo o Paço da Liberdade, o qual foi na antiguidade o local da Prefeitura de Curitiba.
Após clicar no link acima vejam com atenção as novidades e procure o titulo detalhado abaixo * Anote em seu caderno diário.
NARRATIVAS QUE CONTEMPLAM, A ARTE DO EDIFÍCIO
Também pesquisem sobre objetos, como exemplos postes os quais mostram em detalhes e adornos da art-noveau.
- Gottlieb Mueller e irmãos, faziam propaganda de sua industria, chamada Marumby, onde fabricavam ferramentas e máquinas, até mesmo importavam. no site abaixo você poderá perceber um calendário publicado em linguagem alemã
- ( Gottlieb Mueller, em 1929, encaminha para a Alemanha a propaganda de sua empresa).
Fig. Fotografia tirada de um calendário publicado em linguá alemã em 1929, Imagem enviada por Sr. Francisco Lucas para o site Curitiba Antiga.
Clicar abaixo para ver imagem em tamanho maior e texto com mais detalhes sobre a Companhia Industiral Marumby, no site Curitiba Antiga
Outra imagem e propaganda, Mueller & Filhos
CURIOSIDADE
CONFORME TEXTO E MISTÉRIO A SEGUIR
Transformações urbanas não são novidades no dia a dia de uma grande cidade como Curitiba, principalmente. Justificadas pelo progresso, pelo desenvolvimento e pelo conforto da população muitas vezes resultam em perdas referenciais e afetivas de seus moradores. Nada que um pouco de sensibilidade e persistência não possam, quando possível ou por sorte, resgatar e devolver a seu devido lugar, ou para um lugar público como a Escola que recebeu o nome como homenagem.
Gottilieb Müller (Aarau/Suíça 1843 - Curitiba 1902)Busto de Gottlieb Muller. cópias do original em bronze | VEJAM Abaixo,NOTÍCIAS DO LEGISLATIVO |
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Adorei o blog só falta mais fotos de nós alunos e do projeto....
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