terça-feira, 22 de abril de 2014

Narradores de Javé FILME

  1. Caro (a) aluno (a), para pensarmos um pouco mais sobre nosso estudo sobre patrimônio, você assistirá ao vídeo a seguir que nos auxiliará a reflexão sobre Lugares da memória, narrativas e história oral que tratam o patrimônio cultural articulado as identidades locais e a construção de memorias coletivas. 
  2. Titulo Veiculo Narradores de Javé Youtube 
  3. Gênero e Tempo de Duração Drama 100 minutos
  4.  Narrativa Filme Modos do uso da Câmera ( detalhes de como se concretizou a filmagem e cenas) Utilização de planos abertos (como o plano geral absoluto). Os planos fechados são recorrentes, pois visam aproximar o espectador do drama vivido pelos personagens. 
  5.  Data Roteiro Lançamento no Brasil 2003 Eliane Caffé e Luiz Alberto de Abreu
  6.  Observação: Percepção e memória, comunicação entre as pessoas, leituras.  
  7. Bom filme 



  • O filme, nacional dirigido por Eliane Caffé e Daniel Resende, retrata a história de um povoado do Vale de Javé, situado no sertão baiano, que está prestes a ser inundado para a construção de uma enorme usina hidrelétrica. Diante dessa situação terrível, a comunidade se reúne para discutir diversas formas de como resolver o problema. De acordo com os moradores o ideal seria preparar um documento oficial, com narrativas de todos os grandes acontecimentos heroicos de sua história, justificando sua preservação, ou seja, o importante é provar que o local abriga um patrimônio que não pode ser perdido e, por causa disso, decidm escrever os feitos da história de Javé, na esperança de impedir o tal desastre. 
  • PROBLEMAS ENCONTRADOS
  • Mas naquele lugarejo, poucos frequentaram uma escola, poucos sabiam escrever, mas mesmo assim foram à procura de alguém que pudesse registrar. Surge então um candidato, que era o Antônio Biá, antigo funcionário da Agência de Correios do local, e expulso do vilarejo por ter ele um péssimo habito de circular cartas inventadas por ele falando mal da vida alheia. Porém, muito a contragosto, é escolhido para escrever o tal livro "científico", ou melhor, o da "salvação", como os moradores dizem.
  •     OBJETIVO E META DE ANTONIO BIA
  •  Escrever a história de Javé e salvá-la do afogamento é a sua oportunidade de ficar de bem com o povoado que lhe condenou. Surge, desde então, uma problemática disputa entre a história oficial e a história oral, incluindo, desta forma, a presença da oralidade e escrita no filme, assim como as tradições e culturas. O antigo funcionário do correio Antônio Biá, vai conhecendo a fundo as fantasias, as memórias e as lembranças do povo de Javé. Mas a escrita destas histórias, tão diferentes de um conto para outro, não estava fácil, nada encaixava aos fatos, pois as mesmas eram contadas pela oralidade em diferentes versões, variando de narrador a narrador. Surge então, uma pluralidade de fatos lendários. Além disso, entre tantas, outras narrativas locais, surge também os contos e causos de outro homem chamado Zaqueu, o qual viveu em transito buscando mantimentos para a população em outros lugarejos, portanto tinha ele outras versões para contar. Portanto, isso pode nos indicar que sua versão também seria o fruto de uma série de outras versões.
    • DIFICULDADES DE ESCREVER OS FATOS, OS QUAIS REALMENTE ACONTECERAM
  •  Por causa disso o escritor se vê entre essa impossibilidade de colocar no papel os relatos grandiosos dos moradores e, futuramente, o progresso destruidor e irremediável estava próximo de se concretizar. Diante dos relatos imagináveis e lendários e impossibilitado de produzir algo convincente para salvar Javé da inundação, o letrado entrega um livro em branco para a população.
  • Texto Fonte: Adaptado do Video de “Narrativa de Jave”.
  • Disponível em:< https://www.youtube.com/watch?v=Trm-CyihYs8> Acesso em: 15/12/2013

  • TROCA DE IDEIAS

  • Após o filme, o que você achou sobre as características estilísticas do enredo e da sua narrativa, você observou com atenção a música (trilha sonora do filme) ? Dará pra você falar sobre? A montagem, a movimentação das câmeras e seleção de tomadas. O que você achou da abordagem do filme Narradores de Javé? Você notou que trata-se de uma produção nacional com muito humor, mostrando como foco principal a construção da memória social, de um território, destacando uma certa época? Você acha as ações apresentadas no vídeo, poderão ser pensada em nosso projeto, em relação as interpretações históricas adaptadas a outros lugares, como por exemplo escolas, ou outros lugares específicos? E você atentou a importância de se contar ou de preservar a história das instituições antes que tudo venha a baixo e torne-se uma lacuna oculta para as gerações futuras?

  • E você, notou no filme que o Antonio Bia teve dificuldades em escrever a historia narrada pela oralidade. Você acha que as pessoas em seus contos e casos, traziam a ele fatos ( ) reais ( ) imaginários. Por que?
  • .
  • Se você, fosse levantar dados da historia oficial do seu Colégio, como e a quem você deveria recorrer, discuta com seu grupo quais seriam as ações que poderiam tomar para dar inicio a narrativa da instituição de ensino que você pertence?

  • Como fazer para contar a história de fatos que acontecem atualmente em seu onde estuda ou em outros Colégios? Como e de que modo você poderia fazer o registro.
  • Se você fosse convocado a contar detalhe existente em um colégio que visitará como descrever ? O que você precisaria para que os fatos sejam reais ao contrario do que aconteceu em Javé?

  • Diante de uma estrutura de organização, partindo de um objeto que se encontra inservível no estabelecimento de ensino, ex. um aparelho de mecanografia que servia para rodar provas estêncil no passado. Você poderia dar algumas sugestões? Com certeza alguns professores e funcionários do Colégio poderão, fazer algumas narrativas a respeito, de como era preparado as provas e exercícios para atividades, como até mesmo apostilas.
Slides Narrativa
       https://pt.slideshare.net/MichelineGuelry/narradores-de-jav



Nenhum comentário:

Postar um comentário