(Caras e Caros ), Este texto inicial foi elaborado, para que possam efetuar suas apresentações, a principio curtindo esta página e a este "Portfólio Virtual".
Clicar Aqui, para ver a Produção Didático pedagógica, elaborada pelo Professor Ronel Corsi, no PDE, 2013. A contem fotos e conteúdos no Contexto de Patrimônio Histórico Escolar.
Abordando inicialmente a temática da “Produção Didático-pedagógica”, parte constituinte do eixo "Atividades de Integração teórico-práticas” do Plano Integrado de Formação Continuada do PDE. Esta página, terá como atividades exclusivas, para fotos e exercícios de arte dos Alunos do Colégio Estadual Gottlieb Mueller.
Também para fiquem atentos as informações, para que expressem suas expectativa a respeito do projeto: "MAPEAMENTO E LEITURAS ESTÉTICAS DA MEMÓRIA DOS COLÉGIOS ESTADUAIS DE CURITIBA", e para que possam pesquisar e analisar imagens com maior precisão conforme apostila, a qual trata a Produção Didático-Pedagógica e seu contexto. Possibilitando as integrações: intergrupos, Inter sala e intercâmbios com outros colégios.
Obs.: Proporemos links a outros blogs.
UNIDADE I
O Colégio Gottlieb Mueller: Percepções e Memórias
Fig. 1, Corredor do Colégio
Estadual Gottlieb Mueller.
Disponível em< http://www.flickr.com/photos/flavioarns/6836419259/in/photostream/
>Acesso,em:
out/2013.
Para refletir...
O olhar do ser humano é capaz de perceber os detalhes de um lugar, ao mesmo tempo a lógica desses espaços sólidos e as relações entre os seus elementos. Mesmo não sendo estudiosos da matemática, da física ou da química, podemos falar sobre os detalhes dos corredores que muitas vezes transitamos como também, compreendermos que nos mobiliários e nas carteiras onde sentamos há átomos e diversos elementos invisíveis a olho nu, que nos levam a pensar na importância de observar e aprender sobre o que está à nossa volta.
professor Ronel Corsi, Diciplina: Arte
Planta baixa do Colégio Gottlieb Mueller, Disponibilizado, da SUDE_SEED.
Esboço no Quadro com os alunos, os dois pavimentos do Colégio Estadual Gottlieb Mueller
Escola Inaugurada em 16 de Fevereiro de 1979
Detalhe da Inauguração do Colégio Estadual Gottlieb Mueller Acervo da Escola
Detalhe da Inauguração do Colégio Estadual Gottlieb Mueller Acervo da Escola
Detalhe da Inauguração do Colégio Estadual Gottlieb Mueller Acervo da Escola
Detalhe do Busto do Patrono do Colégio Estadual Gottlieb Mueller
Caro
(a) aluno (a), os conhecimentos que construiremos visam valorizar a história do
seu colégio e da comunidade e você vai aprender a utilizar diferentes fontes de
pesquisa, identificar colaboradores, fazer entrevistas e registros, nos quais a
sua participação e a dos outros será importante na construção da história de
sua comunidade. Todas as ações serão esboçadas, rascunhadas e desenhadas em um
caderno de anotações que chamaremos de “diário de bordo”. Este diário fará
parte do portfólio, portanto toda a pesquisa sobre a arte, os mapeamentos e os
detalhes da arquitetura do colégio, bem
como as escolas públicas tombadas e que serão mapeadas e visitadas, serão
construídos e avaliados neste material. O portfólio nos auxiliará na
organização dos temas e nas propostas apresentadas para responder aos porquês e
entender a trajetória deste projeto.
TROCA DE IDEIAS
O Colégio Estadual Gottlieb Mueller: Percepções e Memórias O Colégio Estadual Gottlieb Mueller: Percepções e MemóriasO Colégio Estadual Gottlieb Mueller: Percepções e Memórias O Colégio Estadual Gottlieb Mueller: Percepções e MemóriasO Colégio Estadual Gottlieb Mueller: Percepções e Memórias O Colégio Estadual Gottlieb Mueller: Percepções e MemóriasO Colégio Estadual Gottlieb Mueller: Percepções e MemóriasO Colégio Estadual Gottlieb Mueller: Percepções e MemóriasO Colégio Estadual Gottlieb Mueller: Percepções e Memórias.
Caro (a)
aluno (a), responda as seguintes questões relacionadas ao Histórico do Colégio
Estadual Gottlieb Mueller e lembre-se de passar todas as anotações que achar
relevante para seu “diário de bordo”.
Observem a
imagem fig., abaixo:
1. Ela é
uma imagem atual ou antiga? Por quê?
2. Como são
as roupas das pessoas que estão na foto? Faça a descrição do vestuário
feminino, masculino e das crianças. Essas roupas se aproximam das roupas que
usamos? Você se vestiria assim? Em que ocasião?
3. O que
será que estas pessoas fazem aí?
4. Você
reconhece o local abaixo? Será de algum edifício de Curitiba? Qual?
PROCURANDO RESPOSTAS
De o Nome a Sigla CEXS,GECM,EEDPII,IEPPEP,CEP,CET,CELFC ao Colégio, qual você
imagina ou conhece de acordo com a relação de sete colégios e datas de sua
inauguração elencados ao lado direito deste blog, com as respectivas figuras abaixo:
Obs.: Falta um
colégio a ser identificado você saberia dizer qual?
Após você perceber todos
aqueles listados acima, aquele que sobrar na listagem é o estabelecimento
escolhido para ser o Museu da Escola Paranaense. Pergunte ao professor para que
ele esclareça este fato? Tire uma Xerox recorte às figuras e organize em seu
diário de bordo. Após correção destacada pelo professor relacionado a este
exercício.
Fig 1. Colégio Localizado no Bairro Rebouças
Fig.1______________________________
Fig. 2__________________________________
Fig 3. Colégio localizado no
Bairro Aguá Verde
Fig.4. Colégio Estadual, em frente
Praça 19 de Dez. Centro.
Fig.3______________________________
Fig. 4__________________________________
Fig. 5: Colégio Localizado no
Bairro Batel em Curitiba
Fig 6: Colégio Localizado no Centro em
Curitiba
Fig.5 ______________________________
Fig.6 __________________________________
PROCURANDO RESPOSTAS:
Atividade: montando um blog
Caro aluno e aluna, para organização de um
Blog, que terá o nome do projeto “MAPEAMENTO E LEITURAS ESTÉTICAS DA MEMÓRIA DOS COLÉGIOSESTADUAIS DA CIDADE DE CURITIBA”, o qual será um espaço virtual,
contendo fotos e exercícios destacando-se entre troca de ideias e as ações das
práticas desenvolvidas, nos exercícios, procurando respostas, como o
levantamento de resultados de exercícios fotográficos e registros e narrativas,
anotações de destaque, como visitas virtuais e in loco aos Colégios
Tombados de Curitiba e para ser postado por você e seu grupo. Para
armazenamento de fotografias nos programas flick, picasa ou o gmail. É
necessário que um aluno representante de cada grupo tenha uma conta no gmail,
para que possa trocar ideias e passar resultados e exercícios resolvidos e para
troca de ideias, entre os demais será dada abertura para entrada do Blog.
O Blog Spot pertence ao google (gmail). Para
que ocorra comunicação e contato entre os grupos de alunos, dos 9º anos A, B, C e professor,
recomenda-se que cada turma e seus grupos
se identifiquem, destacando postagens relacionadas ao primeiro conteúdo no blog
representado. Quanto às equipes respectivas de cada turma, aconselha-se atenção
às postagens, para trocas de mensagens e ideias, as quais serão verificadas
pelo professor. Também serão usados como recursos, links propostos neste
caderno, como também de outros blogs de organizações de outros colégios para
que ocorra um intercâmbio entre escolas tombadas.
Como será a cara deste blog? Que imagens você
colocará? Podemos a princípio contar com a imagem capturada nas primeiras
atividades, e desdobraremos com outros conteúdos que iremos aos poucos registrando,
outras que farão parte de anotações, outras que farão parte de ideias e da
elaboração do portfólio, atividade artística pensada por cada equipe e
discutida com o professor.
De o Nome a Sigla CEXS,GECM,EEDPII,IEPPEP,CEP,CET,CELFC ao Colégio, qual você imagina ou conhece de acordo com a relação de sete colégios e datas de sua inauguração elencados ao lado direito deste blog, com as respectivas figuras abaixo:
Obs.: Falta um colégio a ser identificado você saberia dizer qual?
Após você perceber todos aqueles listados acima, aquele que sobrar na listagem é o estabelecimento escolhido para ser o Museu da Escola Paranaense. Pergunte ao professor para que ele esclareça este fato? Tire uma Xerox recorte às figuras e organize em seu diário de bordo. Após correção destacada pelo professor relacionado a este exercício.
Fig 1. Colégio Localizado no Bairro Rebouças
Fig. 2__________________________________
Fig 3. Colégio localizado no Bairro Aguá Verde
Fig.4. Colégio Estadual, em frente Praça 19 de Dez. Centro.
Fig. 4__________________________________
Fig 6: Colégio Localizado no Centro em Curitiba
Fig.5 ______________________________
Fig.6 __________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário