sábado, 5 de abril de 2014

Apresentação


       (Caras  e Caros ),  Este texto inicial foi elaborado, para  que possam efetuar suas apresentações, a principio curtindo esta página e a este "Portfólio Virtual".

              Clicar Aqui, para ver a Produção Didático pedagógica, elaborada pelo Professor Ronel Corsi, no PDE, 2013. A contem fotos e conteúdos no Contexto de Patrimônio Histórico Escolar. 

 Abordando  inicialmente a temática da “Produção Didático-pedagógica”, parte constituinte do eixo "Atividades de Integração teórico-práticas” do Plano Integrado de Formação Continuada do PDE. Esta página, terá como atividades exclusivas, para fotos e exercícios de arte dos Alunos do Colégio Estadual Gottlieb Mueller.



            Também para fiquem atentos as  informações, para que expressem   suas expectativa a respeito   do projeto: "MAPEAMENTO E LEITURAS ESTÉTICAS  DA MEMÓRIA  DOS COLÉGIOS ESTADUAIS DE  CURITIBA",  e para que possam pesquisar e analisar imagens com maior precisão conforme apostila, a qual trata a Produção Didático-Pedagógica e seu contexto. Possibilitando as integrações: intergrupos, Inter sala e intercâmbios com outros colégios.   

Obs.: Proporemos  links a outros blogs.

UNIDADE I
O  Colégio Gottlieb Mueller: Percepções e Memórias
  



      Fig. 1, Corredor do Colégio Estadual Gottlieb Mueller.

      Disponível em< http://www.flickr.com/photos/flavioarns/6836419259/in/photostream/ >Acesso,em: out/2013.

Para refletir...

            O olhar do ser humano é capaz de perceber os detalhes de um lugar, ao mesmo tempo a lógica desses espaços sólidos e as relações entre os seus elementos. Mesmo não sendo estudiosos da matemática, da física ou da química, podemos falar sobre os detalhes dos corredores que muitas vezes transitamos como também, compreendermos que nos mobiliários e nas carteiras onde sentamos há átomos e diversos elementos invisíveis a olho nu, que nos levam a pensar na importância de observar e aprender sobre o que está à nossa volta.


professor Ronel Corsi,  Diciplina: Arte

Planta baixa do Colégio Gottlieb Mueller, Disponibilizado, da SUDE_SEED.

Esboço no Quadro com os alunos, os dois pavimentos do Colégio Estadual Gottlieb Mueller

Escola Inaugurada em 16 de Fevereiro de 1979 

Detalhe da Inauguração do Colégio Estadual Gottlieb Mueller Acervo da Escola

+
Detalhe da Inauguração do Colégio Estadual Gottlieb Mueller Acervo da Escola
               Detalhe da Inauguração do Colégio Estadual Gottlieb Mueller Acervo da Escola


Detalhe do Busto do Patrono  do Colégio Estadual Gottlieb Mueller 



Caro (a) aluno (a), os conhecimentos que construiremos visam valorizar a história do seu colégio e da comunidade e você vai aprender a utilizar diferentes fontes de pesquisa, identificar colaboradores, fazer entrevistas e registros, nos quais a sua participação e a dos outros será importante na construção da história de sua comunidade. Todas as ações serão esboçadas, rascunhadas e desenhadas em um caderno de anotações que chamaremos de “diário de bordo”. Este diário fará parte do portfólio, portanto toda a pesquisa sobre a arte, os mapeamentos e os detalhes da arquitetura do colégio, bem como as escolas públicas tombadas e que serão mapeadas e visitadas, serão construídos e avaliados neste material. O portfólio nos auxiliará na organização dos temas e nas propostas apresentadas para responder aos porquês e entender a trajetória deste projeto.



TROCA DE IDEIAS      

O Colégio Estadual Gottlieb Mueller: Percepções e Memórias O Colégio Estadual Gottlieb Mueller: Percepções e MemóriasO Colégio Estadual Gottlieb Mueller: Percepções e Memórias O Colégio Estadual Gottlieb Mueller: Percepções e MemóriasO Colégio Estadual Gottlieb Mueller: Percepções e Memórias O Colégio Estadual Gottlieb Mueller: Percepções e MemóriasO Colégio Estadual Gottlieb Mueller: Percepções e MemóriasO Colégio Estadual Gottlieb Mueller: Percepções e MemóriasO Colégio Estadual Gottlieb Mueller: Percepções e Memórias.

Caro (a) aluno (a), responda as seguintes questões relacionadas ao Histórico do Colégio Estadual Gottlieb Mueller e lembre-se de passar todas as anotações que achar relevante para seu “diário de bordo”.

Observem a imagem fig., abaixo:
1. Ela é uma imagem atual ou antiga? Por quê?
2. Como são as roupas das pessoas que estão na foto? Faça a descrição do vestuário feminino, masculino e das crianças. Essas roupas se aproximam das roupas que usamos? Você se vestiria assim? Em que ocasião?
3. O que será que estas pessoas fazem aí?
4. Você reconhece o local abaixo? Será de algum edifício de Curitiba? Qual?

  

PROCURANDO RESPOSTAS

De o Nome a Sigla                 CEXS,GECM,EEDPII,IEPPEP,CEP,CET,CELFC ao Colégio, qual você imagina ou conhece de acordo com a relação de sete colégios e datas de sua inauguração elencados ao lado direito deste blog, com as respectivas figuras abaixo: 

   Obs.: Falta um colégio a ser identificado você saberia dizer qual? 
    Após você perceber  todos aqueles listados acima, aquele que sobrar na listagem é o estabelecimento escolhido para ser o Museu da Escola Paranaense. Pergunte ao professor para que ele esclareça este fato? Tire uma Xerox recorte às figuras e organize em seu diário de bordo. Após correção destacada pelo professor relacionado a este exercício.


                                 Fig 1. Colégio Localizado no Bairro Rebouças 


       
                        
                                    

                                                          Fig 2 . Colégio Localizado no Bairro Alto da Gloria.





                      Fig.1______________________________     

                                      Fig. 2__________________________________

              

                       Fig 3. Colégio localizado no Bairro Aguá Verde         



                   Fig.4. Colégio Estadual, em frente Praça 19 de Dez. Centro.




              
                                 Fig.3______________________________                

                                 Fig. 4__________________________________

            
Fig. 5: Colégio Localizado no Bairro Batel em Curitiba




     Fig 6: Colégio Localizado no Centro em Curitiba



         Fig.5 ______________________________                
                            
Fig.6 __________________________________


                            Fig 6Antigo Grupo Escolar, Localizado no Bairro Batel em Curitiba


PROCURANDO RESPOSTAS:

Atividade: montando um blog
Caro aluno e aluna, para organização de um Blog, que terá o nome do projeto “MAPEAMENTO E LEITURAS ESTÉTICAS DA MEMÓRIA DOS COLÉGIOSESTADUAIS DA CIDADE DE CURITIBA”, o qual será um espaço virtual, contendo fotos e exercícios destacando-se entre troca de ideias e as ações das práticas desenvolvidas, nos exercícios, procurando respostas, como o levantamento de resultados de exercícios fotográficos e registros e narrativas, anotações de destaque, como visitas virtuais e in loco aos Colégios Tombados de Curitiba e para ser postado por você e seu grupo. Para armazenamento de fotografias nos programas flick, picasa ou o gmail. É necessário que um aluno representante de cada grupo tenha uma conta no gmail, para que possa trocar ideias e passar resultados e exercícios resolvidos e para troca de ideias, entre os demais será dada abertura para entrada do Blog.

O Blog Spot pertence ao google (gmail). Para que ocorra comunicação e contato entre os grupos de alunos, dos 9º anos A, B, C e professor, recomenda-se que cada turma e seus grupos se identifiquem, destacando postagens relacionadas ao primeiro conteúdo no blog representado. Quanto às equipes respectivas de cada turma, aconselha-se atenção às postagens, para trocas de mensagens e ideias, as quais serão verificadas pelo professor. Também serão usados como recursos, links propostos neste caderno, como também de outros blogs de organizações de outros colégios para que ocorra um intercâmbio entre escolas tombadas.
Como será a cara deste blog? Que imagens você colocará? Podemos a princípio contar com a imagem capturada nas primeiras atividades, e desdobraremos com outros conteúdos que iremos aos poucos registrando, outras que farão parte de anotações, outras que farão parte de ideias e da elaboração do portfólio, atividade artística pensada por cada equipe e discutida com o professor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário