quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Noticias e modos de conservação do ambiente escolar

Caras e Caros, leiam o texto abaixo e vejam  como foi resolvido, e como foram desenvolvidos valores de pertencimento e cuidados com o Patrimônio Cultural Material do Colégio Estadual Humberto Castelo Branco na cidade de Jesuítas no Oeste do Paraná.





 Secretaria de Estado da Educação - SEED


                                        Escola envolve alunos na preservação do patrimônio

 Ensino
 Fonte: Enviado por: imprensa@seed.pr.gov.br
 Postado em:15/08/2014 no www.diaadiaeducacao.pr.gov.br

Colégio Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, na cidade de Jesuítas, desenvolve projeto
 de conservação e preservação da escola.
 Quem entra no Colégio Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, na cidade de Jesuítas
 (Oeste), percebe logo nos primeiros passos o cuidado e a preservação do ambiente escolar. Desde
 o início dos anos 2.000 existe o projeto “Quem ama cuida” no colégio, para envolver alunos, pais,
 professores e funcionários na conservação e preservação das dependências da escola. A ideia do
 projeto era reforçar o sentido de pertencimento de cada aluno com a escola. O jardim também é um
 dos atrativos para o visitante do colégio. No ano passado todo o jardinamento foi refeito, após
 alunos, funcionários e professores darem sugestões. Alguns têm formas geométricas, como
 quadrado, retângulo e trapézio. A mudança fez parte da reforma pela qual a escola passou. Na
 entrada do colégio e ao longo do jardim existem placas com mensagens para quem passa pelo
 local. As palavras usadas são: conhecimento, sabedoria, harmonia e informação, por exemplo. Cada
 placa representa um ambiente da escola. A ideia foi do diretor Darci Mezzari. “Cada placa transmite
 algo, tem um sentido e fala de cada ambiente. Os alunos se envolveram bastante com o projeto e foi
 construída essa relação de cumplicidade. Hoje há um cuidado bem maior com a escola e com a
 história dela”, explicou o diretor. Para a aluna Thaynara Knopik Dechechi, de 15 anos, do 1o ano, o
 ambiente bem cuidado ajuda nos estudos. “É um ambiente muito bom para estudar, ficamos mais
 animados com a escola conservada. Gostamos de preservar o ambiente da escola, pois é o nosso
 patrimônio”, afirmou. PRAÇA DA REFLEXÃO - O colégio tem uma grande área ao ar-livre, são
 aproximadamente 23 mil metros de terreno. No ano passado foi criada uma praça para reflexão na
 escola. Um ambiente com várias árvores, como pau-brasil e palmito, e a disposição de uma arena
 em círculo para o debate. “A ideia é que todos troquem opiniões e debatam como numa
 democracia, escutem opiniões convergentes e divergentes. Assim é possível construir o
 conhecimento juntos”, disse o diretor Darci. O local já é usado para debates durante os intervalos
 das aulas e faz sucesso entre os alunos. “Lá é uma parte boa da escola para conversar, tem
 bastante sombra e ficou bem legal para usar”, disse o aluno Paulo Victor Silveira, 13 anos, do 9o
 ano. O projeto “Amar para cuidar” segue por tempo indeterminado na escola, pois a preservação
 não tem data para acabar.



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